Sobre o curso
Um Curso em Milagres (UCEM) é um poderoso treino para a mente. O curso oferece um guia completo para mudar a percepção do mundo, e sair de uma visão baseada em ataque, culpa e julgamento para uma experiência de amor, paz e conexão com a nossa verdadeira essência.
O QUE É UM CURSO EM MILAGRES?
Um Curso em Milagres é um ensinamento espiritual cujas ideias, princípios psicológicos e exercícios diários são expostos na forma de um livro. O Curso focaliza-se particularmente no perdão e na cura dos relacionamentos.
Uma das metas do Curso é atingires uma mente não propensa ao medo e totalmente calma e pacífica, não importa o que esteja a acontecer na tua vida.
Aplicar os princípios do UCEM na vida cotidiana é viver cada momento como uma dádiva, um convite a estender o amor que somos, ou a perdoar o que está a bloquear a nossa abundância, liberdade e consciência da nossa verdadeira identidade.
Por meio da confiança no nosso guia interior, as crenças limitantes são transcendidas na mente, levando-nos a uma experiência de reconhecimento de que só o Amor é real.
“Do meu ponto de vista, Um Curso em Milagres é a melhor integração que eu já vi de psicologia e espiritualidade.” (Ken Wapnick PhD).
"O Curso não têm por objectivo ensinar o significado do Amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Ele objetiva, contudo, remover os obstáculos à consciência da presença do Amor, que é a tua herança natural." (UCEM)
O curso é um livro estruturado em três partes principais:
Qual é a Meta do Curso?
O objetivo principal de Um Curso em Milagres é transformar a tua percepção do mundo, guiando-te de uma visão limitada e baseada no medo para uma vivência plena de amor, paz e unidade.
“Não te esqueças de que a motivação deste curso é alcançar e manter o estado de paz." (UCEM)
Por que começar esta jornada?
Porque é uma oportunidade única de aprender uma sabedoria espiritual capaz de transformar completamente a tua vida!
Se este é o teu momento, nós na Desperto estamos aqui para ajudar-te a tornar esta experiência enriquecedora e significativa. Conhece algumas das nossas opções para facilitar a tua jornada:
"O Céu não é um lugar. É um estado mental para o qual tu precisas despertar." (UCEM)
Para quem é este curso?
24
É o número de idiomas em que o Curso em Milagres já foi traduzido.
3 M
Quase três milhões de livros impressos
1976
ano em que o livro foi publicado
pela Foundation For Inner Peace
Perguntas Frequentes
Era improvável que Helen Schucman e Bill Thetford escreveriam Um Curso em Milagres juntos. Como psicólogos de carreira, trabalhavam muito próximos um do outro na Columbia-Presbyterian Medical Center, e procuravam desenvolver e fortalecer o Departamento de Psicologia desse Centro. Enquanto os seus interesses e metas para o departamento eram compatíveis, as suas personalidades certamente não eram. O contraste do comportamento demasiadamente crítico de Helen com o jeito mais quieto e passivo-agressivo de Bill gerava conflito constante.
Inesperadamente, na primavera de 1965, Bill revelou a Helen que estava farto da competição, agressão e raiva que permeava as suas vidas profissionais, estendendo-se nas atitudes e relacionamentos, e permeando o departamento. Ele concluiu e falou para ela que "deve haver um outro caminho" para viver — em harmonia ao invés de discórdia — e que ele estava determinado a encontrar esse caminho. Igualmente surpreendente, Helen concordou com Bill e entusiasmada voluntariou-se a iniciar uma pesquisa colaborativa com ele e encontrar este outro caminho.
Foi como se Helen tivesse esperado a sua vida toda para este momento particular, o qual desencadeou uma série de experiências internas que ocorreram durante o verão. Como imagens destacadas durante sonhos, episódios psíquicos, visões e a experiência de uma voz interna. As experiências também se tornaram cada vez mais religiosas, com a figura de Jesus a aparecer cada vez mais frequente tanto de forma audível como visível.
Este período de preparação culminou na noite de 21 de outubro de 1965, quando a então familiar voz de Jesus disse para Helen: "Este é um curso em milagres, por favor anote." Perturbada, ela chamou Bill imediatamente, e ele a assegurou de que ela não estava a ficar louca. Ele sugeriu que ela escrevesse o que estava a ser dito para ela, e que ele veria com ela na manhã seguinte, no escritório. Helen fez exatamente isso, e foi como Um Curso em Milagres começou.
Mais tarde Helen descreveu a experiência:
"A voz não fazia som, mas parecia estar a ditar algo internamente, de forma rápida, e eu escrevia num livrinho. A escrita nunca era automática. Podia ser interrompida a qualquer momento e reiniciada depois. Ela obviamente utilizava da minha educação, interesses e experiências, mas era mais em termos de estilo do que de conteúdo. Certamente o assunto do conteúdo era a última coisa que eu esperava escrever."
Referência: Prefácio de Um Curso em Milagres.
Como o título indica, o Curso é composto como um instrumento de ensino. Consiste em três livros: o Texto, o Livro de Exercícios, e O Manual de Professores. A ordem em que os estudantes escolhem usar os livros e as formas nas quais o fazem depende das suas necessidades e preferências particulares.
O currículo que o curso propõe é cuidadosamente planejado e explicado passo a passo, tanto ao nível teórico quanto ao prático. Ele enfatiza a aplicação prática mais do que a teoria e a experiência mais do que a teologia. Apesar de ser cristão em seus princípios, o curso envolve temas espirituais universais.
O Texto é amplamente teórico e estabelece os conceitos nos quais o sistema de pensamento do curso se baseia. As suas idéias contêm o fundamento para as lições do Livro de Exercícios. Sem a aplicação prática que o Livro de Exercícios provê, o Texto permaneceria em grande parte apenas uma série de abstrações que dificilmente seriam suficientes para realizar a reversão de pensamento que é o objetivo do Curso.
O Livro de Exercícios inclui 365 lições, uma para cada dia do ano. No entanto, não é necessário fazer as lições nesse ritmo, e cada pessoa pode querer ficar numa lição particularmente atraente por mais que um dia. As instruções requerem apenas que não se tente fazer mais de uma lição por dia.
O Manual dos Professores, que é escrito na forma de perguntas e respostas, fornece respostas a algumas das perguntas mais prováveis que um estudante poderia fazer. Também inclui esclarecimentos a respeito de alguns dos termos que o Curso emprega, explicando-os dentro da estrutura teórica do Texto.
Referência: Prefácio de Um Curso em Milagres.
"Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
É assim que Um Curso em Milagres começa. Ele faz uma distinção fundamental entre o real e o irreal, entre conhecimento e percepção. Conhecimento é Verdade, e está sob uma única lei, a lei do Amor de Deus. A Verdade é inalterável, eterna e não é ambígua. É possível não reconhecê-la, mas não é possível mudá-la. Ela se aplica a tudo o que Deus criou e só o que Ele criou é real. Está além do aprendizado porque está além do tempo e do processo. Não tem opostos, não tem início e não tem fim. Simplesmente é.
O mundo da percepção, por outro lado, é o mundo do tempo, da mudança, dos inícios e dos fins. Ele baseia-se em interpretação, não em fatos. É o mundo do nascimento e da morte, fundado sobre a crença na escassez, na perda, na separação e na morte. Ele é aprendido mais do que dado, seletivo nas ênfases que dá a percepção, instável em seu funcionamento e impreciso em suas interpretações.
O que a percepção vê e ouve parece ser real porque ela só permite que entre na consciência o que está de acordo com os desejos de quem está a perceber. Isso leva a um mundo de ilusões, um mundo que precisa de defesa constante, exatamente porque ele não é real. Quando foste aprisionado no mundo da percepção, foste aprisionado num sonho. Não podes escapar sem ajuda, porque tudo o que os teus sentidos te mostram apenas testemunha a realidade do sonho.
O mundo que nós vemos apenas reflete o nosso próprio referencial interno—as idéias dominantes, desejos e emoções nas nossas mentes. “A projeção faz a percepção” (Texto pág. 474). Nós olhamos antes para dentro, decidimos o tipo de mundo que querermos ver e então projetamos esse mundo lá fora, fazendo dele a verdade tal como a vemos. Nós fazemos com que ele seja verdadeiro através de nossas interpretações do que estamos a ver. Se estamos a usar a percepção para justificar os nossos próprios erros – a nossa raiva, os nossos impulsos para atacar, a nossa falta de amor em todas as formas que pode ter – veremos um mundo de maldade, destruição, malícia, inveja e desespero.
Tudo isto nós precisamos aprender a perdoar, não porque estamos a ser “bons” e “caridosos”, mas porque o que estamos a ver não é verdadeiro. Nós distorcemos o mundo pelas nossas defesas equivocadas e estamos consequentemente a ver o que não existe. À medida que aprendemos a reconhecer os nossos erros de percepção, também aprendemos a olhar para o que está além ou “perdoá-los”. Ao mesmo tempo, estamos a perdoar a nós mesmos, indo além dos nossos auto-conceitos distorcidos, que é o Ser Que Deus criou em nós e como nós.
O nosso senso de inadequação, fraqueza e incompletude vem do grande investimento no “princípio da escassez” que governa todo o mundo das ilusões. Deste ponto de vista, nós procuramos nos outros o que sentimos que está a faltar em nós mesmos. “Amamos” um outro para conseguirmos algo para nós. Isso, de fato, é o que passa por amor no mundo dos sonhos. Não pode existir nenhum erro maior do que esse, pois o amor é incapaz de pedir o que quer que seja.
O “pequeno eu” procura realçar-se através da aprovação externa, dos bens externos e do “amor” externo. O Ser que Deus criou não precisa de nada. Ele está para sempre completo, a salvo, amado e amoroso. Procura compartilhar mais do que conquistar, estender mais do que projetar. Ele não tem necessidades e quer unir-se aos outros devido à consciência mútua da abundância.
O perdão é o meio através do qual nós nos lembraremos. Através do perdão, o pensamento do mundo é revertido. O mundo perdoado vem a ser a porta do Céu, porque podemos finalmente perdoar a nos mesmos. Não aprisionando ninguém à culpa, nós libertamo-nos. Tomando conhecimento de Cristo em todos, reconhecemos a Sua Presença em nós mesmos. Esquecendo todas as nossas percepções equivocadas e sem nada do passado para nos deter, podemos nos lembrar de Deus. Além deste aprendizado, não podemos ir. Estamos prontos e o próprio Deus dará o passo final na nossa viagem de volta a Ele."
Referência: Prefácio de Um Curso em Milagres.
Esta é uma dúvida bastante comum entre os estudantes que estão a iniciar o estudo do Curso. No entanto, não há uma resposta certa. Há muitas formas de estudar:
Estudo do texto contínuo;
Estudo do texto aleatório;
Usar o livro como oráculo;
Estudar em grupos;
Praticar as Lições;
Faz parte do processo descobrir o que funciona melhor para ti, em cada momento. Conhece algumas opções que a Desperto fornece para te apoiar no estudo de Um Curso em Milagres: Clica aqui
Podes adquirir o teu livro na nossa loja online. Entregamos em qualquer lugar do mundo! Adquire já o teu: CLICA AQUI!
Podes participar no nosso Curso Introdutório de UCEM - CLICA AQUI para consultar as informações.
Com o propósito de aprofundar o conhecimento e experiência dos ensinamentos de Um Curso em Milagres, a Desperto facilita um grupo de estudos online. CLICA AQUI para saberes mais e te inscreveres.
Testemunhos
"Entendo agora que a minha vida se divide claramente em antes e depois do Livro. Por quase uma década, tenho mergulhado profundamente nos seus ensinamentos, junto de um grupo de estudo. O Livro veio como um farol, dissipar o medo que antes obscurecia a minha existência. É um guia prático para toda a vida, um caminho para despertar da ilusão em que vivemos."
Rodrigo Coelho
"É o livro que vem a transformar a minha vida. Embora não seja fácil de entender, trata-se da obra mais profunda sobre espiritualidade. Recomendo ler antes “O Desaparecimento do Universo" de Gary Renard que explica o Curso em Milagres tornando-o acessível para os iniciantes."
Maria Helena Macedo
"Acutilante; propulsor de despertar de consciência. Claro e pragmático. Deve ser lido com um espírito crítico e sempre recordando que o podemos ler a partir de dois lugares: do amor e do medo. Se o lermos a partir do medo, poderá ser duro. Mas se o lermos do lugar do Amor, perceberemos que está alinhado com a nossa essência: o Amor.
Paula Cristina Félix
"Acho este livro uma maravilha. Ele chega às nossas mãos quando estamos preparados para integrar o seu conteúdo. É um livro que nos transforma, nos desperta e nos liberta. É um livro que fala do Amor que Deus é, e que nós somos. Só o Amor é real."
Laurinda Venturinha
"Um divisor de águas na minha vida. Uma lição/afirmação para cada dia do ano. Um livro de estudos para quem quer libertar-se, perdoar, refletir. É para quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir, para quem tem uma mente aberta."
Cintia Carneiro
"O estudo mais poderoso para o despertar espiritual que já tive acesso na minha vida. Segundo alguns estudiosos é o estudo mais poderoso disponível no mundo para desfazer o ego e realmente começar a ser feliz, e estar no mundo sem ser do mundo."
James William